Grupo de Apoio ao Paciente Onco-hematológico do estado do Ceará
Na luta contra o câncer você não está só.

O que é Mieloma Múltiplo?

  O Mieloma múltiplo é um câncer que se forma num tipo de glóbulo branco chamado de célula de plasma. As células plasmáticas ajudam a combater infecções, promovendo anticorpos que reconhecem os germes de ataque. O Mieloma múltiplo faz com que as células cancerosas se acumulem na medula óssea, em que desviam as células de sangue saudáveis. Em vez de produzir anticorpos, as células cancerosas produzem proteínas anormais que podem causar problemas renais. O tratamento para o mieloma múltiplo nem sempre é necessário. Se você não experimentar sinais e sintomas, você pode não necessitar de tratamento. Se os sinais e sintomas se desenvolverem, uma série de tratamentos pode ajudar a controlar o mieloma múltiplo. Sinais e sintomas de mieloma múltiplo podem variar, e no início da doença podem não existir sinais e sintomas.

Quando sinais e sintomas ocorrem, estes podem incluir:

  - Dor nos ossos, Náusea
  - Constipação, Perda de apetite
  - Confusão mental, Fadiga
  - Infecções frequentes, Perda de peso
  - Fraqueza ou dormência nas pernas, Sede excessiva

Possiveis causas

  Não se sabe o que é que exatamente provoca o mieloma. Os médicos sabem que o mieloma começa com uma célula de plasma anormal na medula óssea, o maior tecido produtor de sangue, que preenche o centro da maioria dos ossos. A célula anormal multiplica-se rapidamente. Atendendo a que as células cancerosas não amadurecem e não morrem como as células normais, elas acumulam-se, acabando por sobrecarregar a produção de células saudáveis. As células de mieloma continuam a tentar produzir anticorpos, como as células plasmáticas saudáveis fazem, mas as células de mieloma produzem anticorpos anormais que o corpo não pode usar. Em vez disso, os anticorpos monoclonais anormais (proteínas, ou proteínas M) acumulam-se no corpo e causam problemas, tais como danos nos rins. O mieloma múltiplo quase sempre começa como uma condição relativamente benigna chamada gamopatia monoclonal de significado indeterminado.

Diagnóstico

  Em alguns casos, o médico pode detectar o mieloma múltiplo acidentalmente quando passa por um exame de sangue para alguma outra condição. Em outros casos, o médico pode suspeitar de mieloma múltiplo com base nos seus sinais e sintomas. Testes e procedimentos utilizados para diagnosticar o mieloma múltiplo incluem:

Exames de sangue: A análise laboratorial do sangue pode revelar as proteínas M produzidas por células de mieloma. Outra proteína anormal produzida por células de mieloma podem ser detectadas no sangue e dar pistas médicas sobre a agressividade do seu mieloma. Além disso, exames de sangue para examinar a sua função renal, contagens de células de sangue, os níveis de cálcio e níveis de ácido úrico, podem dar pistas médicas sobre o seu diagnóstico.

Testes de urina: A análise da sua urina pode mostrar proteínas M, que são referidas como proteínas de Bence Jones quando elas são detectadas na urina.

Exame da sua medula óssea: O seu médico pode remover uma amostra de medula óssea para análise laboratorial, a amostra é coletada com uma longa agulha inserida num osso (aspiração da medula óssea e biópsia). No laboratório, a amostra é examinada para células de mieloma. Exames especializados, como a hibridização fluorescente in situ podem analisar células de mieloma para entender as suas anormalidades cromossômicas. Os testes também são implementados para medir a velocidade à qual as células de mieloma se dividem.

Exames de imagem: Os exames de imagem podem ser recomendados para detectar problemas ósseos associados com mieloma múltiplo. Os testes podem incluir raios-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou a tomografia por emissão de positrões (PET- Scan).

Retornar